A Tree-Bio conta com o know-how técnico para desenvolver e projetar sistemas de biodigestão termofílica anaeróbia para tratamento de vinhaça proveniente de Usinas de Açúcar e Álcool.

O QUE É A BIODIGESTÃO ANAERÓBIA?


A biodigestão anaeróbia é um processo fermentativo, em que diversos gêneros de bactérias transformam a matéria orgânica em metano e gás carbônico (biogás).

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO PROCESSO DE BIODIGESTÃO NA VINHAÇA?
Durante a biodigestão, a vinhaça é neutralizada, perdendo grande parte de seu poder corrosivo. Os sulfatos são metabolizados a sulfetos insolúveis e H2S, evitando que esta reação ocorra em locais indesejáveis, como nas tubulações. O nitrogênio e o fósforo são transformados em amônio e fosfatos, ao passo que compostos como o potássio não sofrem alterações. Desta maneira, a vinhaça biodigerida se torna apropriada para a ferti-irrigação.

Pode-se então inferir que a biodigestão anaeróbia pode ser empregada tanto para a adequação da vinhaça, visando sua aplicação na lavoura, quanto para a produção de energia.

O fertilizante concentrado poderá ser utilizado tanto na cultura de cana como em outras culturas, enquanto o biogás poderá ser utilizado para a secagem de levedura ou para a geração de energia elétrica.

NOSSAS REFERÊNCIAS

  • Usina São Martinho – Pradópolis – SP
  • Costa Bioenergia (Usina Bonin) – Umuarama – PR (em fase de implantação)